A urina com sangue na gravidez, geralmente, é causada por uma infecção urinária, no entanto, o sangue pode ter origem na vagina e se misturar com a urina, indicando problemas mais graves, como descolamento da placenta, que devem ser tratados o mais rapidamente possível para evitar lesões no feto.
Assim, sempre que surgir urina com sangue na gravidez, é aconselhado informar imediatamente o obstetra para que ele possa fazer os exames de diagnóstico necessários e iniciar o tratamento adequado.
Veja como a alimentação pode ajudar a curar esta infecção mais rápido no vídeo a seguir.
Urina com sangue no recém-nascido
A urina com sangue no recém-nascido, geralmente, não é grave, uma vez que ela pode ser causada pela presença de cristais de urato na urina, os quais conferem uma cor avermelhada ou rosada, parecendo que o bebê tem sangue na urina.
Veja outras causas que levam à presença de sangue na fralda do bebê.
Assim, para tratar a urina com sangue no recém-nascido, os pais devem dar água ao bebê várias vezes por dia para diluir a urina. Porém, caso o sangue na urina não desapareça após 2 a 3 dias, é recomendado consultar o pediatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Quando ir ao médico
É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando:
A urina com sangue dura mais de 48 horas;
Surgem outros sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos;
Existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária.
Para identificar a causa de urina com sangue, o médico pode pedir exames de diagnóstico, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia.